Amarração – Renato Rezende

Se a busca (natural ou obsessiva) pela própria unidade nos move durante a vida é justamente porque algumas partes nossas se desprendem, enquanto outras, que antes haviam vazado de nós, retornam, e, assim, nosso quadro se reconfigura o tempo inteiro.

Conscientes ou não, lutamos para por em órbita, outra vez, esses pedaços de nosso ser. Viver é uma tentativa de amarrá-los, tanto quanto o é a escritura – esta forma de ordenar, com palavras, o que vigora desconexo. Murilo M., o protagonista de Amarração, é um exemplo do sujeito contemporâneo, que se subtrai e se alarga incessantemente, ao enfrentar, por meio das relações amorosas, a sua inescapável incompletude.

Escrito em fragmentos, o romance plasma a forma do indivíduo partido, e, em cada um dos trechos, Murilo, não por acaso um ensaísta, narra – para depois refletir sobre elas – as suas experiências afetivas com distintas mulheres. O seu modo de subir um degrau na existência, recuperar partes de sua essência e, finalmente, atá-las, se dá numa alternância entre a pureza e o sexo com Glória, Amanda, Juliana, Virgínia e Sol. Como o vício de Murilo M. é seduzir mulheres, a bússola de seu desejo gira alucinada.

O registro de seus encontros oscila do pensamento mundano à prosa metafísica, do ridículo (que todos somos quando apaixonados, como escreveu Pessoa) ao sublime (que seremos se lograrmos reunir os nossos estilhaços). Perturbadora é a cena em que ele, em consulta a uma mãe-de-santo, descobre que, embora seja o caçador, alguém (só saberemos quem mais adiante) fez uma “amarração” para enredá-lo, e ali mesmo, com um “trabalho” de umbanda, tenta desfazê-la.

Neste romance de estreia, Renato Rezende, que já se firmava em Ímpar e Noiva como um poeta singular, flagra o abismo de um ser solitário em ascensão através do outro. E espalha com engenho e arte retalhos narrativos de uma história que você, leitor, vai ter o prazer de costurar.

João Anzanello Carrascoza (na orelha do livro)


Baixe aqui o livro na íntegra

102 Comentários to “Amarração – Renato Rezende”
  1. Quinn, Jane Bryant. “O.J. Simpson’s financial planners provide lesson in ‘asset protection.'” Los Angeles Business Journal.

  2. Typically, you’d expect the market opening and closing to happen one by one, but some markets overlap with one another.


Deixe um comentário