Vitrines de moda e a alteridade da intervenção – a transformação do ato de consumo em ação de arte – Manan Terra Cabo
Manan Terra Cabo desenvolveu uma rara interseção, ainda que as relações sejam evidentes, entre moda e arte. “Vitrines de moda e a alteridade da intervenção: a construção do ato artístico em ato de consumo” trata de caminhos nos quais a ideia de marketing e de alteridade se aliam. Por que, cada vez mais, a moda se interessa por questões decoloniais? De que modo trabalhos bastante complexos de arte contemporânea se tornam populares, reproduzidos em um mundo globalizado? Essas e outras questões são atiçadas em um texto que aborda fontes poucas vezes consultadas por teóricos da arte. Manan Terra Cabo mantem-se atenta e assertiva na observação de um mundo onde barreiras antes erguidas por visões formalistas podem ser derrubadas. Com o passar do tempo, vemos, constantemente, alguns dos pontos levantados pela autora se confirmarem. Arte e moda exibem, atualmente, ambições ampliadas, levantando as bandeiras interseccionais, de gênero, classe social e etnicidade, fazendo da pesquisa de Manan uma fonte para estudos futuros. Marcelo Campos