Diários de Vincent – impressões do estrangeiro – Evando Nascimento

Diários de Vincent: Impressões do estrangeiro é um ensaio-ficção de Evando Nascimento. A vida-obra de Van Gogh vem inspirando criadores há um século pelo menos. A escrita de um diário ficcional é um novo lance neste tabuleiro que mistura fascínio e interrogação. Um traço fica claro de saída aqui: não há nenhuma exploração sentimental da loucura, tampouco qualquer aposta na vitimização. O artista por trás destes diários é de uma racionalidade assombrosa.

É conhecida a apropriação ficcional de biografias pela literatura contemporânea. O sujeito da escrita é deslocado para um lugar difuso, desfazendo qualquer princípio de identidade que tenda a comprimir vida e obra. O “estrangeiro” que produziu as impressões de Vincent não está só em outro lugar; ele é, ao mesmo tempo, um pintor do século XIX e um escritor do século XXI.

Quando digo tratar-se de um ensaio, faço isso por conta do muito que se discute aí sobre arte, literatura, criação. Há uma atenção detida aos dois motivos que singularizaram a poética vangoghiana: a COR e a NATUREZA: “Minha definição de arte seria o homem acrescentado à natureza”. Acréscimo que se fazia pela densa pincelada de cor, que era ao mesmo tempo luz e sinestesia. Lembro aqui a observação de Gertrude Stein sobre as frutas pintadas por Matisse – ele dava a ver o cheiro delas.

Há um esforço notável por parte do autor em aliar, às divagações pessoais próprias de um diário, um espírito analítico incomum. Os quatro anos a que se referem estes diários – de 1886 a 1890 – talvez sejam os quatro anos mais transformadores na obra de um único artista na história da arte moderna. Nestes anos, Van Gogh atravessou o impressionismo e abriu a porta para os expressionismos do século XX. Depois de enorme aprendizado com os clássicos do Louvre, ele vai se familiarizando e sendo empurrado para a natureza, para o ar livre, pelos impressionistas – que de início causavam-lhe confusão.

Nesta combinação de rigor crítico e exercício ficcional, Evando respeita a própria escrita do pintor, sempre tão cuidadoso no trato com as obras de seus mestres e colegas – Rembrandt, Delacroix, Millet, Monet. Lendo estas páginas lembrei-me da opção acertadíssima do curador Paulo Herkenhoff, na Bienal da Antropofagia (1998) ao colocar, na sala contígua à de Van Gogh, a instalação dos metros delirantes de Cildo Meireles. Aquelas réguas obsessivas e amarelas criavam uma métrica própria, ou seja, uma poética em diálogo transversal e intenso com o pintor holandês.

O retrato que vai sendo desenhado ao longo destas quase quatrocentas páginas é de um artista menos caricato e mais complexo: um homem inquieto, obsessivo, solitário, caudaloso, cosmopolita, que falava holandês, alemão, inglês e francês, que viveu nas principais capitais europeias, que conhecia profundamente literatura e história da arte. Sua procura pela pulsação viva da cor e da natureza levou-o para o Sul, para a luz, na busca do verdadeiro Midi, o meio-dia feliz, onde pôde entender “perfeitamente o provérbio alemão Onde a luz bate mais forte, a sombra é mais escura“. Provérbio sentido no olho e na alma do artista com uma intensidade fatal.

Luiz Camillo Osorio

19 Comentários to “Diários de Vincent – impressões do estrangeiro – Evando Nascimento”
  1. 03.09.2025

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/register?ref=P9L9FQKY

  2. Thomasriz
    03.10.2025

    canada drugs online review https://expresscanadapharm.com/# canadian pharmacy ltd canadian pharmacy

  3. 03.11.2025

    De que forma o ensaio-ficção de Evando Nascimento se diferencia de outras obras inspiradas em Van Gogh? Visit us IT Telkom

  4. LorenzoMot
    03.18.2025

    Their prescription savings club is a godsend. cytotec rote hand brief Their home delivery service is top-notch.

  5. Bryansic
    03.20.2025

    A pharmacy that truly understands customer service. get clomid pills Their international team is incredibly knowledgeable.

  6. Bryansic
    03.20.2025

    Quick service without compromising on quality. gabapentin arm swelling A beacon of excellence in pharmaceutical care.

  7. Bryansic
    03.20.2025

    Their global health resources are unmatched. can i buy clomid without insurance Their health and beauty section is fantastic.

  8. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://www.binance.info/it/join?ref=S5H7X3LP

  9. 04.18.2025

    Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

  10. 05.17.2025

    Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  11. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  12. Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

  13. 07.18.2025

    Автор статьи представляет информацию в объективной манере, избегая субъективных оценок.

  14. Это позволяет читателям самостоятельно оценить и проанализировать информацию.

  15. I am actually glad to glance at this web site posts which carries tons of useful facts, thanks for providing these kinds of information.

  16. 07.20.2025

    whoah this blog is great i like studying your posts. Stay up the good work! You realize, many individuals are searching round for this info, you could help them greatly.

  17. Статья предлагает глубокий анализ проблемы, рассматривая ее со всех сторон.

  18. Hello, I enjoy reading through your article. I like to write a little comment to support you.

  19. 07.23.2025

    I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.


Deixe um comentário