Cinema (ao vivo) e memória: coleção, performance e tecnologia – Wilson Oliveira Filho
A memo?ria se inscreve neste livro como um calei- dosco?pio. Seus fragmentos temporais, advindos de diferentes passados e em coexiste?ncia com o presente, subvertem a sucessividade cronolo?gica e instauram no contempora?neo uma multiplicidade em movimento. Trata-se de uma memo?ria viva, que, atrave?s de um instigante jogo entre o arquivo e a invenc?a?o, e? tomada pelo estudioso Wilson Oliveira Filho como uma das linhas de forc?a do live cinema – essa arte hi?brida e performa?tica do audiovisual, capaz de costurar, ao vivo, o cinema das origens com uma pluralidade de sons, imagens e conceitos das tecnologias do agora. Uma constelac?a?o de cineastas e artistas audiovisuais de diferentes pai?ses e contextos e? percorrida de forma prisma?tica ao longo das pa?ginas. A isto, soma-se uma sondagem multifacetada das camadas e texturas de diferentes filmes, performances e outras manifestac?o?es arti?sticas. Colecionismo e imagina?rio tecnolo?gico, cinema da memo?ria e memo?ria do cinema, homenagem e experimentac?a?o, tudo isso se articula no livro, de modo a evidenciar que, a cada instante, nasce um passado em meio a?s transformac?o?es do tempo. Nesse sentido, o pro?prio termo “contempora?neo” se da? a ver tambe?m como colagem e montagem.Com um referencial teo?rico variado e con- sistente, o autor incursiona tanto na histo?ria do cinema quanto nas pra?ticas hi?bridas do cena?rio interarti?stico atual, reconfigurando os novos para- digmas audiovisuais a? luz do que, no caleidosco?pio da memo?ria, se apresenta como exerci?cios ousados de imaginac?a?o.
Maria Esther Maciel