Uso das imagens: circulação, circularidade, ciclos – Ivair Reinaldim e Luciano Vinhosa (orgs)
Se, por um lado, reconhecemos que os diferentes grupos humanos atribuem diferentes usos às imagens, por outro, a difusão cruzada do conceito de arte gerou inflexões, muitas
vezes inconciliáveis, em suas funções sociais, deixando evidente a insuficiência, ou mesmo o proselitismo, do projeto humanista ocidental. Desta forma, com a crescente metropolização das sociedades não ocidentais, foi inevitável que esses diferentes
usos e modos de agência entrassem em choque nos circuitos globais de exibição − o mercado de arte −, inscrevendo-se dentro dessa compreensão as feiras, as bienais e as grandes exposições institucionais. Esse advento tem levado, inevitavelmente, o discurso tradicional da arte ao estresse, exigindo que teóricos(as) e historiadores(as) o reformulem a partir de novas epistemologias críticas. Partindo desta crise epistemológica, o presente livro, ao reunir as reflexões apresentadas no II Colóquio Usos das imagens: circulação, circularidade e ciclos, nos convida a pensar como poderíamos nos aproximar de outros modos de abordagem da arte levando em consideração os diferentes contextos de seus usos e funções. Ao longo dos capítulos, pretende-se trazer à tona como as tensões entre a arte e a cultura nos têm levado a reconsiderar novas maneiras de formular a sua história, e compreender e expor seus objetos.