História da arte hoje: desafios e perspectivas – Vera Beatriz Siqueira e Maurício Barros de Castro (orgs)
Para articular os textos, escritos em coautoria de docentes do PPGHA com discentes, egressos e pesquisadores externos, foram definidos dois eixos centrais que, de certo modo, são reverberações ou desdobramentos dos conceitos que fundamentam a própria história da arte global: recepção e alteridade. O primeiro, “Novas leituras da tradição”, reúne artigos que propõem uma abordagem inovadora de problemas tradicionais da história da arte, mostrando como a historicidade de antigos temas é remodelada a partir de novas teorias, metodologias e epistemologias. Nesse sentido, radicaliza a noção de recepção, trazendo para a pesquisa histórico-artística o compromisso com a contemporaneidade da interpretação. O segundo eixo, “Alteridades, memórias, restituições”, abriga reflexões que ampliam as fronteiras do que se entende por História da Arte, engajando-se em temas como as questões étnico-raciais e de gênero, o problema do patrimônio, o apagamento de memórias e tradições e a restituição cultural. A alteridade, portanto, não é entendida como algo exterior ou diverso, e sim como aquilo que nos constitui, apresentando uma história da arte que esgarça as bordas entre o que é próprio e o que é “outro”, e que se envolve na tarefa de pensar sua conexão com questões histórico-sociais urgentes.