Quem faz


A editora Circuito foi criada a partir do desejo de compartilhar ideias, promover encontros e reflexões e gerar iniciativas no campo das artes e culturas brasileiras contemporâneas. Todas ideias de projetos são bem-vindas.


Renato Rezende – Editor Chefe

É autor de Ímpar (Lamparina, 2005, Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional), Guilherme Zarvos por Renato Rezende (Coleção Ciranda da Poesia, EDUERJ, 2010), Coletivos (com Felipe Scovino, Circuito, 2010), No contemporâneo: arte e escritura expandidas (com Roberto Corrêa dos Santos, Circuito/FAPERJ, 2011), Experiência e arte contemporânea (organizado com Ana Kiffer e Christophe Bident, Circuito/CAPES, 2012) e Conversas com curadores e críticos de arte (com Guilherme Bueno, Circuito/SEC, 2012), entre outros.

Entre suas principais realizações como artista visual estão o projeto MY HEART, em parceira com Dirk Vollenbroich, montado na Fundação Baldreit, em Baden-Baden, Alemanha, em 2010, e no Instituto Oi Futuro em janeiro 2011; e o poema visual Eu posso perfeitamente mastigar abelhas vivas (Oi Futuro, Ipanema, Rio de Janeiro, maio-julho 2010).


Fernanda de Mello Gentil – Editora

Idealizadora e sócia-fundadora da Circuito, é graduada em Comunicação Social na ECO/UFRJ, mestra em Antropologia no Museu Nacional/UFRJ e doutora em Letras na PUC–RIO. Atualmente é persquisadora no PACC/ UFRJ, roteirista e editora da Circuito, responsável principalmente pelos projetos digitais da editora.

Publicou Língua de Trapos (Topbooks), Barreado (Topbooks), Vertigens (Circuito) e Nós somos uma correspondência (Circuito), projeto selecionado em edital da FUNARTE, 2010.


Rafael Bucker – Designer

Formado em design pela ESDI. Trabalhou com alguns grandes nomes do design nacional como Sônia Barreto, Washington Lessa e Luiz Alberto Zúniga.

Hoje é autônomo e trabalha para o mercado cultural em projetos editoriais e expográficos.


Junia Azevedo – Assessora de Imprensa

Publicitária formada pelo PUC-RJ, atuou por 11 anos como Redatora Publicitária em diversas agências de publicidade, como McCann Erickson e Promarket (house agency do Grupo Amil).

Durante seis anos, especializou-se em jornalismo institucional, como editora de revistas, jornais murais, jornais eletrônicos e impressos. Atualmente, dirige a Escrita Comunicação, empresa com foco em comunicação corporativa e assessoria de imprensa na área de cultura.