Conselho Editorial


O Conselho Editorial da Circuito é formado por reconhecidos pesquisadores nas áreas interdisciplinares de artes visuais, literatura e cultura contemporânea. Sua função é indicar, propor e aconselhar projetos e publicações nessas áreas.


Ana Paula Kiffer – Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade – PUC-RJ

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado Bolsa Sandwich Capes – Universite de Paris VII – Denis Diderot (1998-2000). Lecionou Literatura e Cultura Brasileira na Universidade de Salamanca (ES- 2001), atualmente é professor Assistente (40hs) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo sido de 2008 a 2010 Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras desta universidade. Foi eleita em 2007 Directeur de Programme no Collège International de Philosophie (FRA) por seis anos consecutivos. Em 2008/09 obteve a concessão de um Acordo de Coperação Internacional com a França, CAPES-COFECUB, onde atua como coordenadora brasileira do Convênio com a Universidade de Paris VII. É especialista na obra do escritor francês Antonin Artaud e sua pesquisa atual tem como título: "O Corpo extremo: escritas da fome". Ganhou em 2009 a Bolsa de Jovem Cientista do nosso Estado (FAPERJ). E em 2010/11 a Bolsa de Produtividade do CNPq. Em 2012 foi convidada a Coordenar o Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da PUC-Rio/CTCH. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, escrita, literatura, política e memória. No escopo dessas questões já concluiu a orientação de quatorze dissertações de mestrado, quatro teses de doutorado, e duas pesquisas de Iniciação Científica com fomentos FAPERJ e CNPq. Atualmente orienta quatro dissertações de Mestrado e três teses de doutorado.


Claudio Oliveira – Departamento de Filosofia – UFF

Possui Graduação (1992), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e Contemporânea, e em Filosofia e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes autores: Pré-Socráticos, Sofistas, Platão, Aristóteles, Hegel, Marx, Nietzsche, Freud, Heidegger, Lacan, Agamben. É membro, desde a sua fundação, do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF e da International Society of Psychoanalysis and Philosophy. Membro do Conselho Editorial da Coleção Filô, da Editora Autêntica, na qual dirige a Série Agamben.


Eduardo Guerreiro B. Losso

É professor adjunto de Teoria Literária do departamento de Ciência da Literatura da UFRJ desde 2014, tendo ocupado o mesmo cargo na UFRuralRJ de 2009 a 2014. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em teoria da literatura, poesia moderna e contemporânea, literatura e sagrado, teoria crítica, prosa moderna e música pop experimental. Atua principalmente nos seguintes temas: indústria cultural, experiência estética, mística, arte de viver, crítica social, sublime, ironia, modernidade, secularização, êxtase, negatividade. Possui graduação em letras, mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Cursou doutorado em ciência da literatura na UFRJ e na Universität Leipzig, onde foi bolsista-sanduíche do DAAD de 2004 a 2007 e escreveu a tese Teologia Negativa e Theodor Adorno. A secularização da mística na arte moderna; (2007). Também organizou, em 2006, o colóquio franco-alemão "Sehnsucht und der europäische Traum Nostalgie et le rêve européen (Saudade/nostalgia e o sonho europeu) na Maison Heinrich-Heine, em Paris. Foi professor pós-doutor do programa de pós-graduação em Letras da UERJ e bolsista da FAPERJ, estudando, a partir da Teoria Crítica, a mística secularizada na literatura brasileira. Organizou o livro Diferencia minoritaria en Latinoamérica/Diferença minoritária na América Latina, pela Georg Olms.


Katia Valeria Maciel Toledo – Escola de Comunicação – ECO/UFRJ

Graduação em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Cinema e História- Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1990), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e pós-doutorado na Universidade de Wales em Artes Interativas (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Imagem e diretora das coleções N-Imagem e N-ensaios. Como pesquisadora atua no campo da arte e mídia, em particular na relação entre cinema e artes visuais. Como artista produz videos, video instalações e instalações interativas.


Roberto Corrêa dos Santos – Instituto de Artes – UERJ

Graduado em Letras (UFF, 1973), Mestre em Literatura (PUC-Rio,1978, bolsa CNPq) e Doutor em Semiologia (UFRJ,1983, bolsa CNPq), com Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade Contemporânea (PUC-SP, 2009 a 2010, Apoio PROCAD/UERJ). Professor Adjunto Efetivo de Estética e de Teoria da Arte do Instituto de Artes da UERJ (desde 2004), Pesquisador do CNPq, Procientista pelo Programa Prociência do Convênio UERJ/FAPERJ. Foi Professor de Teoria da Literatura e de Semiologia dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Letras das Instiuições PUC-Rio (de 1976 a 1989) e UFRJ (de 1982 a 1999) e Pesquisador do CNPq (além de ser Pesquisador do CNPq atualmente, exerceu a atividade de Pesquisador dessa mesma Instituição de Fomento, de 1976 a 1999, tendo concluído esse ciclo como Pesquisador 1A). Tem experiência na área de Literatura e na de Arte, com ênfase em estudos relacionados aos campos da Teoria da Arte e da Literatura, da Semiologia da Arte e da Literatura, bem como ao da Filosofia da Arte e da Estética. Exerce atividades de artista e de escritor no terreno das práticas a envolverem arte e escritura, além de realizar escrituras/instalações corporais e vocais de natureza performática. Inaugurou o Projeto Poesia Visual do Oi FUTURO-Ipanema, em Exposição individual, com a obra plástica-de-escriptura Últimas Notas sobre o Grande Vidro (agosto de 2010 a outubro de 2010). Publicou diversos livros relacionados à Teoria da Arte e da Literatura, à Semiologia, à Semiologia da Arte à Crítica de Arte e de Literatura, somados ao livros de poemas e aos livros de artista. Realizou diversas performances. Foi crítico de Arte da Revista mensal The Voice (trabalho derivado de pesquisas feitas no âmbito da Semiologia da Arte, 1987). Vem realizando pesquisas sobre Teoria da Literatura e da Arte, em seu caráter cada vez mais adisciplinar, e construindo, bem como estudando, livros-de-artista, instalações e toda ordem de ação performática, sempre com interesse especial nos intercâmbios expandidos entre arte e escritura. Orientou Teses e Dissertações nos referidos campos de saber, tendo ministrado inúmeras Conferências e Aulas Inaugurais e participado de inúmeras Bancas de Mestrado e de Doutorado.